Brasil consome mais carnes que União Européia e Japão

Publicado em 04/02/2010 10:10
Estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA apontam que o consumo per capita brasileiro das carnes bovina, suína e de frango em 2009 superou a marca dos 90 quilos, sendo maior, por exemplo, que o da União Européia (76,7 kg), além de corresponder a mais do dobro do consumo do Japão (44,4 kg).
No “mix” brasileiro a carne de frango lidera com 44%, vindo a seguir a carne bovina com 41% e, por fim, a carne suína com 15%. Os 44% de participação do frango na “ração de carnes” dos brasileiros estão entre os mais elevados entre os países apontados, só sendo superados por países que não consomem carne suína (caso do Irã) e pelo México (onde a carne de frango corresponde a quase metade das carnes consumidas no país).
Note-se que o consumo brasileiro é praticamente similar ao de outro país também situado “do lado de baixo do Equador”, a Austrália. Só que o consumo per capita australiano tem uma distribuição mais equânime - 38% para as carnes de frango e bovina e 24% para a carne suína.
Embora por aqui ainda se esteja a 20 kg de distância do consumo de carnes dos norte-americanos (111,9 kg), fica uma indagação: será que ainda há espaço para o avanço da carne de frango?

Tags:

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior