Argentina: Exportação suspensa

Publicado em 17/03/2010 08:25
A decisão de suspender as exportações de carne ganhou as manchetes dos jornais argentinos. Desde sexta-feira, mais de 800 toneladas de carne ficaram retidas no porto de Buenos Aires ou em caminhões nas fronteiras.

Segundo os exportadores, as autoridades aduaneiras alegaram que o governo decidiu suspender as exportações para aumentar a oferta interna e tentar, assim, controlar os preços da carne. Cortes tradicionais e muito populares aumentaram cerca de 40% nos últimos quatro meses.

Nesta terça-feira o governo argentino negou ter proibido as exportações e o mercado voltou a ficar mais calmo depois de uma reunião entre o ministro do comércio Guillermo Moreno e um consórcio de exportadores. Ficou acertado que a carne pronta para embarcar será liberada imediatamente, que os produtores terão de assumir o compromisso de manter abastecido o mercado interno.

E a questão da carne está longe de ser resolvida na Argentina. Produtores estão denunciando que o governo tenta impor preços aos cortes mais populares vendidos no país. Essa pressão está desagradando o setor.

A Argentina ocupa o sexto lugar no ranking dos países exportadores de carne bovina.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior