Argentina: Exportação suspensa

Publicado em 17/03/2010 08:25 417 exibições
A decisão de suspender as exportações de carne ganhou as manchetes dos jornais argentinos. Desde sexta-feira, mais de 800 toneladas de carne ficaram retidas no porto de Buenos Aires ou em caminhões nas fronteiras.

Segundo os exportadores, as autoridades aduaneiras alegaram que o governo decidiu suspender as exportações para aumentar a oferta interna e tentar, assim, controlar os preços da carne. Cortes tradicionais e muito populares aumentaram cerca de 40% nos últimos quatro meses.

Nesta terça-feira o governo argentino negou ter proibido as exportações e o mercado voltou a ficar mais calmo depois de uma reunião entre o ministro do comércio Guillermo Moreno e um consórcio de exportadores. Ficou acertado que a carne pronta para embarcar será liberada imediatamente, que os produtores terão de assumir o compromisso de manter abastecido o mercado interno.

E a questão da carne está longe de ser resolvida na Argentina. Produtores estão denunciando que o governo tenta impor preços aos cortes mais populares vendidos no país. Essa pressão está desagradando o setor.

A Argentina ocupa o sexto lugar no ranking dos países exportadores de carne bovina.
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário