Hora certa do Minerva

Publicado em 25/03/2010 09:32
No auge da oferta de crédito no mercado, em 2007, o frigorífico Minerva não sucumbiu à tentação de ampliar capacidade via aquisições, como fizeram várias empresas do setor. Optou pelo crescimento orgânico, mantendo os investimentos no chamado "greenfield". A empresa, que faturou R$ 2,772 bilhões ano passado, foi tachada de conservadora. "Somos conservadores e considero isso uma virtude", afirma o diretor-presidente da empresa, Fernando Galletti de Queiroz.

No segundo semestre do ano passado, quando a consolidação do setor de carne bovina ganhou contornos mais fortes, principalmente após a incorporação da Bertin pela JBS, os olhos do mercado se voltaram para o Minerva, como possível alvo ou comprador. Até que, nas últimas semanas, surgiram informações sobre uma eventual fusão entre Minerva e Marfrig, o que o empresário nega. "Não estamos em conversação com ninguém", garante. 

De acordo com Queiroz, as estratégias das companhias atualmente "são tão heterogêneas que é improvável uma fusão" do Minerva com outra empresa. Enquanto outras companhias se diversificaram, o Minerva focou em bovinos. Ele admite, porém, que a consolidação do setor deve continuar.

Na visão de Queiroz, o momento, para o Minerva, é de colher os frutos dos investimentos feitos nos últimos anos. Mas, "se aparecerem oportunidades, dentro da estratégia [da empresa], faremos movimentos em aquisições, na hora certa e pelo valor certo", afirma, lembrando que no começo deste ano, o frigorífico firmou contrato para a compra de uma planta de abate de bovinos em Campina Verde (MG), com capacidade de abate de 700 cabeças por dia.

Há pouco mais de dois anos, a opção da companhia foi "fazer a partir do zero", isto é, construir unidades, em vez de comprar ativos disputados e caros. "Era mais econômico", diz Queiroz. Segundo ele, "a lógica [naquele período] deixou de ser a rentabilidade para ser capacidade instalada. Não compramos essa história", declara.

De acordo com o empresário, os aportes em novas plantas em Redenção (PA) e em Rolim de Moura (RO), na ampliação da capacidade de abate em Araguaína (TO) e expansões em Barretos (SP), Goianésia (GO) e Baitaporã (MS) permitirão à companhia elevar em 20% sua capacidade instalada este ano. A capacidade atual do Minerva é de um abate de 8.240 cabeças por dia e processamento de 1.730 toneladas de carne bovina.

Os investimentos dos últimos dois anos - só em 2009, foram R$ 127,9 milhões - entram em maturação agora e em 2011, de acordo o diretor-presidente, num período que ele chama de "ciclo positivo de oferta e demanda". Seu otimismo se baseia na expectativa de uma maior oferta de animais para abate, já que há três anos o descarte de fêmeas vem diminuindo, e na previsão de uma boa demanda no mercado interno e melhora nas exportações de carne bovina, principalmente para a União Europeia.

Esse mercado, para onde as vendas ficaram restritas nos últimos dois anos, é um dos mais importantes para o Brasil e para o Minerva. Não à toa, a empresa acaba de criar uma subsidiária na Itália, para agilizar as exportações para a Europa.

Além da expectativa de retomada das exportações, o Minerva, que tem 60% de suas receitas provenientes do mercado externo, espera também ampliar a comercialização de produtos de maior valor agregado este ano. Isso deve ocorrer, segundo Fernando Queiroz, com a aceleração das operações da MDF - Minerva Dawn Farms - joint venture com a irlandesa Dawn Farms, criada em 2008. A planta, em Barretos, processa carnes bovina, suína e de aves e atende principalmente o food service.

A opção do Minerva por uma estratégia mais cautelosa de crescimento é vista como positiva por alguns analistas do mercado. A lógica é que os desafios operacionais de Marfrig e JBS são maiores que os do Minerva, já que ambos têm a tarefa de integrar as aquisições recentes - no caso da Marfrig, a Seara, e da JBS, a Bertin.

"A convergência das empresas vai ocorrer e vai mostrar quais foram as melhores estratégias", prevê o presidente do Minerva.

Tags:

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior