Carne de frango: volume do 1º trimestre pode ser 7% maior que o de 2009

Publicado em 29/03/2010 15:59
Embora não se saiba (e vai demorar pra saber) qual foi a produção brasileira de pintos de corte dos últimos meses, um fato é absolutamente certo: a produção de carne de frango do primeiro trimestre de 2010 será, no mínimo, 7% maior que a registrada em 2009.
Base para uma afirmação do gênero? Simplesmente, a produção alcançada no primeiro trimestre dos dois anos passados, 2008 e 2009.
No primeiro trimestre de 2008, com mercado interno e exportações a todo vapor, a produção brasileira de carne de frango ficou próxima dos 2,707 milhões de toneladas, aumentando expressivos 11,74% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Já em 2009, com a eclosão da crise econômica mundial, o setor se conteve no início do ano e reduziu em 6,45% a produção do primeiro trimestre que, assim, ficou em 2,532 milhões de toneladas.
Mas desde a segunda metade do ano o volume produzido vem se recuperando, chegando a apresentar (agosto de 2009) incremento de quase 9% sobre o ano anterior.
Por isso, a esta altura, duas possibilidades são praticamente incontestáveis: (1º) a produção segue maior que a do primeiro trimestre de 2009; (2º) dificilmente ela vem sendo inferior à registrada no mesmo trimestre de 2008.
Dessa forma, mesmo supondo que ela se mantenha (sem tirar nem por) nos mesmos níveis de dois anos atrás, o volume produzido no trimestre ficará cerca de 7% acima do alcançado em 2009.

Tags:

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior