Governo quer abrir mercado chinês para carne suína, diz Wagner Rossi

Publicado em 15/04/2010 14:41

“A relação bilateral com a China é altamente vantajosa para o Brasil”, destacou o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, durante almoço oferecido ao ministro da Administração Geral de Supervisão da Qualidade, Inspeção e Quarentena da China (AQSIQ), Wang Young. Rossi disse que o pleito central brasileiro para a abertura de mercado é a carne suína in natura, já que o país asiático é o maior importador mundial do produto.
 Rossi informou que as negociações estão sendo realizadas no âmbito técnico da segunda sessão do Subcomitê de Inspeção e Quarentena, da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível (Cosban), que está acontecendo no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entre hoje e amanhã, e que o Brasil pretende ampliar a possibilidade de trocas comerciais com a China. O ministro adiantou ainda que, no encontro desta sexta-feira (16) com o representante chinês, será finalizada a reunião técnica e analisados os avanços da relação bilateral.
           Acordos - Na manhã desta quinta-feira (15), técnicos do Mapa entregaram proposta de certificado sanitário internacional para carne suína in natura à delegação da AQSIQ. Após a aprovação do documento, que contém regras sanitárias para exportação de carne suína in natura, serão habilitados os frigoríficos exportadores.
 Em outra pauta dos ministros Wagner Rossi e Wang Young foram firmados protocolos para a exportação de carne bovina termoprocessada e tabaco. Os documentos foram assinados na presença dos presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e chinês, Hu Jintao, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Tags:

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior