Carne suína mais cara em MS

Publicado em 23/04/2010 17:17

Mato Grosso do Sul comemora o bom momento do setor produtivo. As exportações de carne suína quase triplicaram nesses três primeiros meses do ano. Mas, associado ao aumento das vendas está a elevação de preços. E essa diferença pode ser repassada ao consumidor.

Para o consumidor o preço da carne suína ainda não mudou. Mas os comerciantes já sentiram a diferença. Para não diminuir as vendas muitos comerciantes ainda não repassaram o reajuste ao consumidor, mas mudar a tabela de preços pode ser uma questão de tempo.

Esse aumento se deve principalmente ao crescimento das exportações, é o que dizem os analistas de mercado. No primeiro trimestre deste ano, Mato Grosso do Sul exportou quase 200% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Em quantidade, as vendas dobraram: de 1.500 3 mil toneladas. Hoje, a carne suína está entre os dez produtos mais exportados pelo estado. A argentina é o principal mercado comprador. Duas empresas são habilitadas a exportação.

O momento é bom para o setor produtivo. A assessora da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado, Adriana Mascarenhas, acredita que o aumento de preços se deve também ao crescimento do consumo interno.

Segundo ela, o aumento das exportações reflete a recuperação de mercado.

Tags:

Fonte: Suinocultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior