Boi, suíno e frango: só o último se desvaloriza

Publicado em 11/05/2010 09:17
A análise histórica da evolução dos preços do frango, suíno e boi (vivos) no decorrer do ano mostra que os três têm um comportamento similar, com desempenho típico dos períodos de safra e entressafra. Dessa forma, o pico da safra (ou seja, de maior oferta e, portanto, de menores preços) é observado em maio (no caso do frango, em abril), enquanto a entressafra (maiores preços) ocorre seis meses depois, em novembro (provavelmente, o início da safra não é sentido já em dezembro por conta da forte demanda do mês de Festas).

Em 2010 está sendo assim – mas apenas para o frango. Historicamente (média 1998-2009), o preço do produto em abril corresponde a 86,2% do valor registrado em dezembro do ano anterior. Neste ano a diferença em relação à média histórica foi de apenas dois décimos, pois correspondeu a 86,0% (R$1,64/kg em dezembro/09; R$1,41/kg em abril/10).

Já boi e suíno vêm tendo comportamento oposto. Historicamente, o suíno chega a abril em situação pior que a do frango, com preço equivalente a 85% do valor alcançado em dezembro do ano anterior, enquanto o boi sofre desvalorização de cerca de 1%. Mas neste ano, ambos alcançaram, no mês de abril, valorização de cerca de 5% em relação aos preços praticados em dezembro, o que parece inusitado para esta época do ano (período de safra).

Esse comportamento sugere que a antiga correlação de preços entre boi e suíno e frango pode ter sido superado. É o fim – definitivo, parece – do antigo bordão que dizia que “o frango caminha no rabo do boi”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário