Rússia: Lula quer cota maior na venda de carne ao país europeu

Publicado em 14/05/2010 08:08
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçará em sua visita à Rússia um pedido para que o Brasil obtenha uma cota individual para a exportação de carnes, afirmou na quinta-feira o chefe do Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, Norton Rapesta.

Os Estados Unidos e a União Europeia têm cotas específicas para a exportação de carnes - bovina, suína e de frangos - à Rússia, enquanto o Brasil está incluído na categoria "outros países". Na prática, portanto, o Brasil enfrenta maior concorrência e tem espaço mais limitado para seus produtos no mercado russo.

Lula se reunirá na sexta-feira com o presidente Dmitry Medvedev e o primeiro-ministro Vladimir Putin. "Ele falará certamente sobre isso com o Medvedev", disse Rapesta a jornalistas. "Queremos uma cota só nossa. Somos os maiores fornecedores."

Outra iniciativa do Brasil com o objetivo de destravar esse tema foi o envio de um adido agrícola para se instalar na Rússia. Lula iniciou um giro internacional pela Rússia, de onde seguirá para o Catar, Irã, Espanha e Portugal. Na Rússia, o Brasil aproveitará um almoço para mostrar aos russos alimentos e bebidas nacionais.

"Vamos repetir cada vez mais esses almoços, que são oportunidades para a gente divulgar os produtos brasileiros", comentou o diplomata.

Em setembro, o governo organizará uma missão comercial à Rússia para tentar impulsionar o comércio de mercadorias de maior valor agregado.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior