Carnes: receita cambial se recupera, mas não o volume

Publicado em 14/05/2010 10:06
Compilação de dados feita pelo Ministério da Agricultura junto à SECEX/MDIC aponta que as exportações brasileiras de carnes fecharam o primeiro quadrimestre de 2010 com incremento de 18,7% na receita cambial, mas com volume ligeiramente menor (-1,1%) que o registrado no mesmo período de 2009.

Individualmente, só os industrializados de frango e bovino apresentaram queda de receita – uma indicação de que o mundo, em dificuldades econômicas, reduziu a demanda de produtos com maior valor agregado. No mais, as quatro carnes registraram receita maior que a do mesmo quadrimestre do ano passado, o aumento mais significativo vindo da carne de peru (+55%).

A carne de peru, aliás, contribuiu decisivamente para que o volume total exportado recuasse apenas 1,1%: os embarques do produto, no quadrimestre, aumentaram 8,4%, índice que, juntamente com o incremento de 1,3% nos embarques de carne bovina, ajudou a neutralizar parcialmente a queda de 8,5% nas exportações de carne suína e de 1,3% nas de carne de frango.
Notar, aqui, que nos dados relativos ao frango não foram consideradas as exportações de carne salgada, da ordem de 57 mil toneladas no quadrimestre.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior