Processo de certificação e embarque de produtos de carne para exportação aos EUA estão suspensos

Publicado em 31/05/2010 08:22
Produtos à base de carnes exportáveis para os Estados Unidos estão com o seu processo de certificação e embarque suspensos desde quinta-feira (27). Segundo informações do Ministério da Agricultura, o Brasil solicitou a suspensão do atual modelo de certificação até que um novo acordo sobre as normas que estabelecem o processo seja fechado entre o País e os Estados Unidos.

O governo brasileiro decidiu suspender o atual modelo de certificação, o que torna inviável os embarques, depois de a JBS Friboi ter sido obrigada a fazer um recall de um carregamento de produtos industrializados de carne bovina enviado aos Estados Unidos, na semana passada.

Autoridades norte-americanas teriam detectado a presença do vermífugo Ivermectina acima do limite permitido pela legislação daquele país em parte de produtos industrializados da unidade de Lins, que pertencia ao Bertin. Com esse episódio, essa fábrica foi desautorizada a fazer novas exportações aos Estados Unidos.

A suspensão, no entanto, é válida para produtos termoprocessados à base de todos os tipos de carne, incluindo a de frango e suína, de acordo com o ministério. Ainda segundo a assessoria do ministério, a medida foi tomada para que haja uma harmonização entre os procedimentos de certificação realizados no Brasil e nos Estados Unidos e para evitar perdas a empresas brasileiras.

A suspensão será reavaliada após reunião entre o Ministério da Agricultura do Brasil e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), ainda sem data definida. Mas, segundo a assessoria de imprensa do ministério, os esforços são para que um novo acordo seja fechado "o mais breve possível".

O Brasil não exporta carne in natura para os Estados Unidos, tendo autorização apenas para vender produtos processados àquele país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário