Mapa enviará técnicos aos Estados Unidos para avaliar exportações de carne

Publicado em 31/05/2010 16:39

Uma missão brasileira, com técnicos das Secretarias de Defesa Agropecuária e de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, irá aos Estados Unidos, nos dias 7 e 8 de junho. O objetivo é avaliar com as autoridades do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) os procedimentos em relação ao controle de resíduos em carne bovina termoprocessada exportada para aquele mercado. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

“Vamos buscar informações sobre a metodologia aplicada pelo Serviço Veterinário Oficial daquele país. A adotada pelo Brasil segue recomendação do Codex Alimentarius (organismo internacional de referência para a segurança dos alimentos)”, explica o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária, Nelmon Costa.

Segundo ele, dentro do princípio de equivalência de sistemas, a missão terá como objetivo, também, esclarecer se os critérios aplicados em relação às empresas brasileiras que exportam para aquele país são os mesmos aplicados internamente no mercado americano.

Medida preventiva - Desde o dia 27/5 (quinta-feira), o Ministério da Agricultura, decidiu suspender, temporariamente, a produção e certificação de produtos cárneos exportáveis para os Estados Unidos. “Essa medida deverá ser revista após essa reunião, quando deverão ocorrer os ajustes necessários para restabelecermos as exportações brasileiras”, enfatizou Nelmon.

Exportações - No primeiro trimestre de 2010, as exportações brasileiras de carne bovina para os Estados Unidos renderam US$ 48,6 milhões, o que representou 9,1 mil toneladas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário