Brasil e EUA discutem resíduo em carne

Publicado em 01/06/2010 08:45

O governo brasileiro vai tentar restabelecer as exportações de carne bovina industrializada para os Estados Unidos na próxima semana, segundo o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Nelmon Oliveira. Na semana passada, o ministério decidiu pela suspensão temporária das vendas depois que os EUA fizeram um recall de carne processada da JBS, proveniente da planta de Lins (SP). A razão para o recall foi que autoridades americanas detectaram a presença do vermífugo Ivermectina acima do permitido pela legislação nos EUA.

Para tentar solucionar a questão, uma missão brasileira com representantes do ministério irá aos EUA, nos dias 7 e 8 de junho, para avaliar com técnicos do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) os procedimentos do controle de resíduos na carne bovina termoprocessada exportada.

Segundo Oliveira, os EUA podem pedir a alteração no método de análise de resíduos. Nesse caso, demorará até duas semanas para que as vendas ao país sejam retomadas. A metodologia de análise utilizada pelo Brasil segue recomendação do Codex Alimentarius (organismo internacional de referência para a segurança dos alimentos), segundo o ministério. O Brasil quer saber qual a metodologia utilizada nos EUA e se os critérios para as empresas brasileiras que exportam são os mesmos aplicados para as americanas.

De acordo com Otávio Cançado, diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec), os EUA mudaram a análise sem avisar o Brasil. Na metodologia usada aqui, o fígado do animal é analisado; os EUA analisam o músculo.

"Se precisar modificar algum procedimento, as empresas já nos disseram que estão prontas para fazer", disse Nelmon Oliveira.

Para driblar a suspensão temporária das exportações de carne bovina processada do Brasil aos EUA, a Marfrig informou ontem que vai atender à demanda americana a partir de suas unidades no Uruguai (Colonia, Fray Bentos e Tacuarembó) e na Argentina (Martinez e Mirab). A empresa vende aos EUA carne cozida, enlatada e "beef jerky".

Na sexta-feira, em comunicado, a JBS afirmou que o "impacto financeiro [da interrupção] tende a ser imaterial", pois menos de 0,5% da receita consolidada da companhia advém de exportações do Brasil para os EUA.

No total, no primeiro quadrimestre deste ano, as empresas brasileiras exportaram US$ 65 milhões em carne bovina processada ao mercado americano, uma queda de 22,3% em relação aos US$ 83,7 milhões de igual período de 2009, de acordo com a Abiec.

Tags:

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior