Perspectivas para carnes

Publicado em 01/06/2010 15:35

Perspectivas de mercado para a carne de frango e suínos e a relação das cadeias produtivas com o meio ambiente foram os temas principais da oitava edição do Encontro Municipal de Avicultores e Suinocultores de Nova Alvorada, realizado na sexta-feira (28). O evento contou com a participação de mais de 130 criadores e foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Associação de Suinocultores e Avicultores de Nova Alvorada e Prefeitura.

O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango, Francisco Turra, palestrou sobre as perspectivas mundiais de mercado de frango. O veterinário, Francisco Van Riel, falou sobre a nutrição e manejo das vacas leiteiras. Por último, o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – Acsurs, Valdecir Folador, palestrou sobre a suinocultura e o meio ambiente.

De acordo com o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Nova Alvorada, Romeu César Deon, os objetivos do evento foram levar informações aos criadores para que possam potencializar a produção e atender as necessidades ambientais e de bem-estar animal, além de estimular a integração e união entre os criadores.

O Encontro é realizado a cada dois anos e visa manter a união dos criadores para enfrentar as crises do setor. Segundo Deon, desde o ano 2000 existe no município a Associação de Avicultores e Suinocultores e por meio desta união foi possível conseguir, através de Programa da prefeitura, um auxílio financeiro aos criadores para a construção e adequação de instalações e para e adequação ambiental. Hoje existem em Nova Alvorada 112 avicultores e 45 suinocultores. A produção anual do município é de 9,8 milhões de aves alojadas, 21 mil leitões iniciados e 56 mil suínos terminados.

Tags:

Fonte: Suinocultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior