EUA mantêm embargo à carne brasileira

Publicado em 14/07/2010 07:34
O Brasil terá de esperar mais 15 dias, pelo menos, para retomar as exportações de carne bovina industrializada para os Estados Unidos.

O resultado da viagem de Nelmon Costa, diretor do Ministério da Agricultura, a Washington não trouxe o resultado esperado.

Ele embarcou na última quinta-feira para os EUA com a expectativa de liberar os embarques já nesta semana.

Ontem, porém, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse que o país terá de esperar "de 15 a 20 dias".

Segundo ele, "há disposição" dos americanos para voltar a comprar carne do Brasil. Mas, para isso, eles querem verificar os resultados do plano de ação apresentado pelo governo.

A interrupção dos embarques ocorreu no final de maio, por iniciativa do próprio governo brasileiro, depois de os EUA terem detectado o vermífugo ivermectina acima do limite permitido em carne exportada pelo JBS.

Por ter sido o único frigorífico a ter carga devolvida ao Brasil, a retomada das vendas do JBS aos EUA será analisada separadamente.

Se nos EUA não houve avanços, na Europa o Brasil obteve respostas positivas.

Rossi, que ontem encerrou viagem a Bruxelas, disse que a UE deu abertura para que o Brasil indique as fazendas habilitadas a exportar para o bloco. Com isso, o país pretende ampliar o número de propriedades que podem vender à Europa -hoje, cerca de 2.000.

Para Otávio Cançado, da Abiec, trata-se de "um recomeço muito importante" na relação com a UE.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de São Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário