São Paulo compra de outros estados o mesmo volume de carne que produz

Publicado em 22/07/2010 11:44
São Paulo é um grande centro produtor e exportador de carne bovina. Mas mais do que isso, é um grande centro consumidor de carne.

A Scot Consultoria analisou os dados de abate do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os dados de produção de carne da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para chegar no consumo per capita de carne bovina do Brasil.

Com estes números, calculamos quanto o estado de São Paulo produz e consome de carne bovina.

Em 2009, São Paulo produziu pouco mais de 1 milhão de toneladas equivalente carcaça (tec) de carne bovina. No entanto, considerando a média brasileira seu consumo foi de 1,44 milhão de tec. Fora isso, é preciso considerar as exportações de carne, pois trata-se do maior estado exportador com cerca de 730 mil tec em 2009.

O resultado é que São Paulo é fortemente dependente de outros estados ou regiões brasileiras para suprir o seu consumo de carne bovina. Em 2009, por exemplo, analisando os dados citados acima, São Paulo importou do restante do Brasil mais de 1,1 milhão de tec, praticamente o mesmo volume produzido no próprio estado.

Tags:

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior