Exportações de carne para os EUA podem ser retomadas em agosto

Publicado em 28/07/2010 13:21 e atualizado em 28/07/2010 14:07
Wagner Rossi disse que a comercialização depende apenas do resultado das análises de resíduos de medicamento.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, acredita que as exportações de carne bovina processada para os Estados Unidos sejam retomadas ainda em agosto. “Essa questão está muito bem equacionada. Na próxima semana o ministério vai entregar as primeiras análises técnicas sobre resíduos em medicamentos. O retorno depende da apresentação de resultados consistentes”, destacou, durante a abertura das comemorações dos 150 anos do Ministério da Agricultura, nesta quarta-feira (28), em Brasília.
       
 Rossi disse que o Brasil está “fazendo a lição de casa”, com o plano de ação  desenvolvido pelos técnicos da pasta, representantes dos setores público e privado. “Tenho cobrado das empresas responsabilidade com um mercado tão importante para o Brasil”, ressaltou.
         
Febre Aftosa - Em relação à reunião com o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, nesta quarta-feira (28), o ministro disse que o dirigente reconheceu os trabalhos do Ministério da Agricultura nos avanços obtidos pelo Brasil. “O diretor veio verificar in loco como estamos trabalhando na fronteira com a Bolívia. Atravessamos 80 km do território boliviano, para combate à febre aftosa”, enfatizou.
          
O ministro informou, ainda, que Vallat pediu colaboração ao Brasil para trabalhar em outros países da América Latina, em que ainda há ameaça da doença. “Estamos caminhando para avançar na classificação de país livre com vacinação, até o fim do ano. Temos que tratar do assunto com segurança, porque envolve um dos maiores rebanhos do mundo”, informou.
           
O representante da OIE afirmou que a política de erradicação da febre aftosa no Brasil é eficaz, exemplo a ser seguido em todo o mundo. “Em um curto período, o País conseguiu ampliar os limites territoriais livres de aftosa, condição fundamental que abre mercados e aumenta a capacidade de exportação de qualquer nação”, finalizou Vallet.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário