Brasil prepara missão para negociar carne na Ásia

Publicado em 03/08/2010 11:46
Autoridades sanitárias brasileiras pretendem ir à Ásia em setembro negociar abertura de mercados para carnes.

 Entre os focos está a Coreia do Sul, importador do frango brasileiro, e que só compra cortes bovinos e suínos de zonas livres de aftosa sem vacinação. Na sexta-feira, missão comercial que avaliava investimentos no país esteve com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, na Ubabef e em um frigorífico. Um dos assuntos tratados com Jardim foi a facilitação de comércio pecuário. Apesar dos exportadores de suínos estarem entre os maiores interessados, o presidente da Abipecs, Pedro Camargo Neto, disse que ficou sabendo pela imprensa da missão, formada pelo ministro para Alimentação, Agricultura da Coreia do Sul, Hyun-Chool Park, e oito empresários e dirigentes classistas.

Os sul-coreanos importam 500 mil toneladas anuais e são o quarto mercado mundial de carne suína. Atualmente, só Santa Catarina tem condições sanitárias de exportar para esse destino. O estado passou pela análise de risco e deve ter indústrias inspecionadas para habilitação até o fim deste semestre. A barreira sanitária impede a penetração da carne bovina, que só entra lá industrializada.

A visita animou o diretor de mercados da Ubabef, Ricardo Santin. Ele acredita que a boa impressão causada à comitiva pode alavancar os negócios. De janeiro a junho deste ano, os embarques de frango para aquele país cresceram 17% em volume, para 16,4 mil t.

Tags:

Fonte: Correio do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior