Mesmo em recuperação, carnes continuam aquém de 2008

Publicado em 04/08/2010 10:26
A receita cambial das carnes continua evoluindo bem. Mas ainda não permitiu aos exportadores e ao País recompor as perdas enfrentadas com a crise econômica mundial.

Carne de frango, por exemplo: fechou os sete primeiros meses de 2010 com receita cambial de US$3,206 bilhões, valor 18,7% superior ao alcançado em idêntico período do ano passado. Mas em relação aos sete primeiros meses de 2008 (“período pré-crise”), a receita cambial atual é 5,2% menor.

A carne suína, por sua vez, obtém, até o momento, ganho de 13,2% sobre janeiro-julho de 2009. Mas continua com receita 14,1% inferior a do mesmo período de 2008.

Nesse contexto, quem parece estar vencendo melhor o desafio é a carne bovina, pois sua receita aumentou 37,4% neste ano e, por ora, se encontra apenas 2,2% abaixo da auferida nos sete meses iniciais do “período pré-crise”.

Sob esse aspecto, aliás, a carne bovina foi a única a registrar aumento de participação na receita cambial das três carnes - de 35% para 37% do total entre 2008 e 2010, mas sobretudo porque a participação da carne suína recuou de 13% para 11% no mesmo período. Já a carne de frango permanece com a mesma participação de 2008, 52%.

Os dados, da SECEX/MDIC, referem-se apenas às carnes in natura.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior