Exportação de carne bovina para EUA será retomada em setembro

Publicado em 13/08/2010 11:54
O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, informou nesta quarta-feira (11/08) que a retomada da exportação de carne bovina para os Estados Unidos será feita no início de setembro.

Inicialmente, a projeção de volta das vendas era para o final de julho e, depois, para agosto. Segundo Rossi, a expectativa era mais otimista porque a suspensão da comercialização foi uma iniciativa do governo brasileiro, no entanto, os americanos quiseram ter conhecimento dos exames laboratoriais feitos nos produtos.

Rossi explicou que o prazo final para a comprovação da eficiência do plano de trabalho está próximo. O plano foi elaborado pelo governo em conjunto com os frigoríficos e exames estão sendo realizados para comprovar que a carne terá o nível de vermífugo aceito pelos americanos.

Pequenos e médios

O ministro da Agricultura relatou, ainda, que teve uma reunião com representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na manhã desta quarta-feira. De acordo ele, a Abiec está preocupada com a situação financeira dos pequenos e médios frigoríficos e pediu a formulação de uma política específica do governo para o setor.

A mesma solicitação foi feita ao ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Claro que queremos dar um apoio a estes industriais da carne que têm sofrido um pouco com dificuldades momentâneas financeiras", disse Rossi. "Estamos analisando um pouco mais estruturalmente a situação dos pequenos e médios", afirmou.

Ele disse que aguardará um demonstrativo do setor - com dados da situação das empresas e do volume de empregos - solicitado por Mantega. Com isso, a "lição de casa" estaria com os frigoríficos. A expectativa é a de que, até o final da semana, os números sejam apresentados ao governo.

O embargo à carne bovina brasileira já dura mais de dois meses. O produto teve exportação suspensa para os Estados Unidos devido à existência de vermífugo acima dos padrões norte-americanos.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso