Rússia quer posicionamento oficial sobre sanidade da carne dos EUA

Publicado em 27/08/2010 09:14
O governo russo pode impor novas e maiores barreiras à importação de carne de frango proveniente dos EUA, a menos que receba garantias que atestem a sanidade do produto, afirmou o médico veterinário Gennady Onishchenko, Diretor do Serviço de Monitoria Veterinária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor), de acordo com a agência de notícias RIA Novasti.

O novo e mais recente questionamento foi levantado depois do recall de ovos contaminados com salmonela, realizado semana passada no território americano – uma ação que resultou na retirada do mercado de mais de 1,5 bilhão de ovos. Conforme noticiado pelo AviSite (Rússia questiona e EUA respondem), a Associação dos Exportadores de Carne de Frango e Ovos dos EUA (USAPEEC) já assegurou que a carne de frango exportada para a Rússia não está contaminada por salmonela. Mas Onishchenko afirmou que isso não é suficiente: "Nós queremos dispor da posição oficial do Departamento de Agricultura dos EUA, como entidade estatal habilitada a responder para o governo russo", disse o dirigente. Na falta deste, o Diretor se reserva o direito de tomar "medidas adequadas", relatou também a agência RIA.

Alexei Alexeyenko, porta-voz do Serviço Federal de Controle Sanitário e Fitossanitário da Rússia, disse à Reuters que até agora não houve decisão de suspender a importação novamente. "Nós não tomamos nenhuma decisão ainda. Estamos avaliando os riscos mas, em qualquer caso, o acompanhamento será intensificado. Tomaremos outras medidas para garantir a segurança”, garante.

O porta-voz ainda acrescentou que a Rosselkhoznadzor solicitou que o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS, na sigla em inglês) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) "apresente um relatório listando as empresas produtoras dos ovos contaminados e qual foi a causa da infecção por salmonelas, além de apresentar um relatório sobre as medidas que as autoridades competentes tomaram para evitar que o surto se espalhe".

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior