Carnes: Brasil e Colômbia devem discutir mudanças nas barreiras sanitárias

Publicado em 27/08/2010 14:25 353 exibições

A mudança nos critérios sanitários do Brasil para produtos colombianos deverá ser um dos focos da reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, e Juan Manuel Santos, da Colômbia, empossado recentemente. Marcada para o dia 1º de setembro, a visita será a primeira de Santos ao Brasil como presidente.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informou nesta sexta-feira (27) que as barreiras sanitárias brasileiras, que acabam restringindo a entrada de produtos colombianos no país, foram uma preocupação demonstrada pela embaixadora da Colômbia em Brasília, Maria Elvira Pombo Holguín, em reunião nesta quinta-feira (26).

“A maior dificuldade que os colombianos enfrentam aqui, segundo a embaixadora me disse nesta quinta, são temas fitossanitários e de controles técnicos. Não é que esses controles não devam ser feitos, mas a gente tem que adaptar os sistemas burocráticos para uma era de integração”, disse.

Amorim afirmou também que há uma preocupação dos dois países de reduzir o déficit comercial colombiano em relação ao Brasil, que ainda exporta muito mais do que importa da Colômbia.

Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário