Carne de frango é a de menor valorização em 2010

Publicado em 30/08/2010 15:21
Mais uma vez os analistas de plantão se surpreendem com a evolução de preços das carnes (em especial, da carne bovina), esquecendo-se – como sempre – de que esse é um processo (de safra e entressafra) determinado pela Natureza, não pelo homem.
Ainda assim, não há como negar que o período de safra, neste ano, foi um tanto atípico – pelo menos para bois e suínos. Normalmente (e como voltou a ocorrer com o frango), os preços dos dois animais e respectivas carnes recuam até, aproximadamente, abril/maio (safra), só a partir daí registrando retomada de preços (início da entressafra).
Em 2010, a perda de preços de boi e suíno ficou restrita ao primeiro bimestre do ano, enquanto o frango prosseguia em linha descendente. Pior ainda para o frango: a reversão só começou no segundo semestre.
Como resultado, enquanto o boi e o suíno devem completar os oito primeiros meses do ano com valorização da ordem de 15% se consideradas as cotações do início do exercício, o preço do frango vivo até agora só conseguiu retornar aos mesmos valores obtidos nos primeiros dias de 2010 - sem, portanto, nenhum ganho no ano.
Mas, sob esse aspecto, conforta saber que o processo de valorização do produto deve ter continuidade. E se, por exemplo, conseguir acompanhar o ganho já obtido pelo boi até a última sexta-feira, o frango vivo ainda poderá alcançar valor em torno de R$1,90/kg.

Tags:

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior