Exportações de carne da Argentina caem pela metade

Publicado em 06/09/2010 11:03
Cortes congelados e frescos foram os que apresentaram maior queda nas vendas externas de janeiro a julho deste ano

Os embarques de carne argentina diminuíram quase pela metade nos primeiros sete meses de 2010. Segundo Miguel Schiariti, presidente da Câmara de Indústria e Comércio de Carnes da República Argentina (Ciccra), o volume dos envios de carne argentina ao mundo teve baixa de 47% entre janeiro e julho de 2010.

A diminuição na quantidade de cabeças de gado no país (menos 15% em dois anos) coloca em alerta os empresários e trabalhadores do setor, que estão há dias em pé de guerra pela ameaça de demissão, por conta da diminuição do ritmo da atividade no país.

Três das oito plantas que o frigorífico JBS-Friboi tem no país estão à venda e se presume que não encontrarão compradores facilmente, pelo risco que, reconhecem os empresários, tem a atividade na Argentina. A cada semana vêm à tona dados de novas reduções de produção em unidades frigoríficas.

De acordo com a Ciccra, exportou-se menos quantidade de todos os cortes. Em relação às vendas externas de cortes congelados e frescos, totalizaram 87,346 mil toneladas, baixa de 52,4%. Além disso, foram exportadas 14,333 mil toneladas via cota Hilton (cortes premium que vão à Europa), queda de 25%. No caso de carnes processadas, como hambúrgueres, o volume foi de 16,152 mil toneladas, 22,2% menos em relação aos primeiros sete meses do ano passado.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior