MS registra aumento de 336% no número de propriedades habilitadas a exportar carne bovina para a União Européia

Publicado em 09/09/2010 14:24

Dados do Serviço de Saúde Animal da Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (08), revelam um aumento de aproximadamente 336% no número de propriedades habilitadas a exportar carne bovina para a União Europeia, em relação ao mesmo período do ano passado. O Estado possui atualmente 279 propriedades aprovadas na Lista Traces, distribuídas geograficamente em 64 municípios. O rebanho bovino sul-mato-grossense, rastreado para o mercado europeu, conforme dados do Serviço Brasileiro de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov/Eras), aproxima-se de 650 mil cabeças, um aumento de 600 % em relação ao mês de agosto de 2009. 

Segundo o Fiscal Federal Agropecuário, Orasil R. Bandini, do Serviço da Saúde Animal da SFA/MS as auditorias nas propriedades cadastradas no SISBOV estão sendo realizadas por sete equipes de fiscais da SFA/MS, em conjunto com a IAGRO/MS, que trabalham em sistema de rodízio. Para Bandini, o novo SISBOV só entrará em vigor após a unificação dos bancos de dados do SIGSIF, SISBOV e da GTA Eletrônica. Após esse processo, será implantado um projeto piloto em propriedades rurais habilitadas à exportação e em frigoríficos e só depois os técnicos da União Européia auditarão esse novo sistema para avaliar sua eficácia.

Com a recuperação do status de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), solicitou à União Européia, através de nota emitida no mês de dezembro de 2008 a inclusão do Mato Grosso do Sul como área habilitada à exportar carne in natura para o bloco europeu. Dados do SIGSIF confirmam que atualmente oito estabelecimentos frigoríficos do Estado permanecem ativos e habilitados a exportar carne bovina para a União Européia.

Informações mais detalhadas, com o FFA Orasil Romeu Bandini, do Serviço da Saúde Animal da SFA/MS através do fone: (067) 3041-9325 - e-mail: orasil.bandini@agricultura.gov.br 

 

Tags:

Fonte: Pantanal News

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior