JBS faz mais um recall de carnes nos EUA

Publicado em 16/09/2010 10:34 e atualizado em 16/09/2010 11:07
Grupo está recolhendo mais 117 toneladas de carne importada da unidade de Lins (SP).
A Sampco Inc., subsidiária do frigorífico JBS em Chicago, está retirando 258 mil libras-peso (117 toneladas) de carne bovina cozida do mercado americano. O produto foi importado da unidade de Lins (SP) da companhia brasileira, que está proibida de vender para os Estados Unidos desde maio, após a identificação de resíduos do vermífugo ivermectina nos itens produzidos ali.

A informação é do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS) do Departamento de Agricultura do país (USDA). Em nota divulgada em seu site, o FSIS reconheceu ter autorizado, de forma errônea, a comercialização dos produtos da Sampco. Um representante da agência governamental disse à agência Dow Jones que o USDA está apurando o equívoco.

Em comunicado, o JBS disse que "esse recall é referente à continuação do recall comunicado anteriormente em relação ao lote de produtos fabricados na unidade de Lins. Portanto, não se trata de um novo recall e o impacto financeiro não é relevante para a companhia". Em maio, a empresa havia retirado 39 toneladas de carne processada do mercado americano. Em junho, tirou mais 27 toneladas.

O recall atual inclui latas de carne da marca Libby Corned Beef, distribuídas para varejistas nos Estados da Flórida e da Pensilvânia. Outros lotes, sob as marcas Kroger Corned Beef e Brushy Creek Roast Beef, foram vendidos em Indiana, na Califórnia, New Jersey, Missouri e Texas. Lotes de Brushy Creek Shredded Beef foram comercializados no Missouri, Nova Jersey e Ohio.

O Brasil suspendeu as exportações de carne processada para os Estados Unidos depois que, em maio, foram identificados produtos com resíduos de ivermectina maiores que o permitido pela legislação americana. Após realizar testes mais abrangentes, o mesmo problema foi identificado em outros lotes. Todos foram produzidos na mesma unidade do JBS no Brasil, em Lins.

"Problema sistêmico". Em uma entrevista recente, o chefe do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do USDA, Al Almanza, disse que, se o Brasil não tivesse suspendido as exportações, os EUA teriam interrompido o comércio bilateral de carne. "É um problema sistêmico (no Brasil)", disse na época. Mas ele observou também que não há evidências de que os resíduos de ivermectina sejam prejudiciais à saúde dos consumidores.

Na semana passada, o JBS também enfrentou um embargo de exportações para a Rússia. Segundo informações da agência sanitária russa, três fábricas do grupo tinham sido proibidas de exportar para o país, depois que produtos dessas unidades apresentaram registros do antibiótico oxitetraciclina e de bactérias.

O JBS é o maior exportador de carne processada do mundo, com 58 fábricas no Brasil e 50 nos EUA. O país importou cerca de 13 mil toneladas de carne processada do Brasil nos quatro primeiros meses de 2010, de acordo com o USDA. / DOW JONES NEWSWIRES

Para lembrar

Grupo enfrenta dificuldades no exterior

O frigorífico JBS tem enfrentado algumas dificuldades em suas operações no exterior. O grupo já colocou à venda algumas unidades na Argentina, onde o mercado interno em queda e as restrições às exportações dificultam a operação. A empresa também já anunciou que não há condições de abrir o capital de sua filial nos EUA este ano, como estava previsto desde a compra da americana Pilgrim"s Pride - o que deve lhe custar um desembolso extra de cerca de R$ 500 milhões em multa para o BNDES. Na Itália, o JBS está em guerra aberta com os sócios da Inalca, comprada em 2007.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de São Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário