Europa retém lote de carne bovina brasileira fora do padrão, confirma ministério

Publicado em 17/09/2010 08:16
O Ministério da Agricultura (Mapa) confirmou ontem(16) que foi notificado pela União Europeia sobre a retenção de um lote de 20 toneladas de carne bovina brasileira termoprocessada que estavam com resíduos do vermífugo ivermectina acima do limite aceito pelo bloco econômico. A carne foi exportada pela unidade do frigorífico Bertin localizada em Lins, no interior paulista.

Apesar de confirmar apenas a localização da planta, o Mapa informou que a notificação foi recebida anteontem (15) e já repassada à empresa, além de abrir um processo de investigação. No entanto, comunicou se tratar de um episódio pontual e que a carne retida foi produzida em junho, antes de ser implantado o plano de ação acordado entre o governo brasileiro, frigoríficos exportadores e autoridades sanitárias americanas, que também embargaram a entrada de carne bovina brasileira termoprocessada, no final de maio pelo mesmo motivo.

Segundo o ministério, diferentemente do caso americano, nesse não foram suspensas as exportações desse tipo de carne para a Europa. No entanto, já foi recomendado às empresas que vendem para a Europa a adoção do mesmo plano aplicado às vendas para os Estados Unidos, que inclui desde a conscientização de pecuaristas fornecedores quanto ao prazo de carência entre a aplicação do vermífugo nos animais e o abate até o aumento do rigor nas análises laboratoriais feitas no produto.

O Mapa informou ainda que adota uma norma internacional que estabelece o limite de presença do vermífugo na carne em 100 partes por bilhão (ppb). Para a carne termoprocessada entrar na União Europeia, no entanto, o limite é de apenas 20ppb. A carne termoprocessada representou, em 2009, 13,5% do 1,2 milhão de toneladas de carne bovina brasileira exportada, com 163 mil toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário