Acrimat acredita na consolidação da carne bovina

Publicado em 21/09/2010 08:21 e atualizado em 21/09/2010 11:15
“Os números mostram o que vem acontecendo desde junho de 2009, quando as exportações foram voltando ao normal depois da crise do final de 2008. Naquele período a crise foi de crédito e não de demanda onde os países queriam comprar, mas não podiam”, analisou o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari. Ele observou “que os grandes compradores estão voltando, como a Rússia, Venezuela, Oriente Médio e a União Europeia”.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) analisa que o aumento no valor nominal das exportações é justificado por duas situações, como a valorização do preço pago pela carne e a retomada do volume importado pela União Europeia.

O levantamento de dados mostra que a UE, que desde dezembro de 2009 não importava um volume superior a 1 mil toneladas de equivalente carcaça (TEC), no mês passado atingiu os 1,26 mil TEC, apresentando um incremento de 42% em relação ao mês de julho. O Oriente Médio e a Rússia continuam tendo participação fundamental nas exportações mato-grossenses, onde juntas, geraram no mês de agosto, US$ 46 milhões, representando assim 66% do total da carne exportada. O Oriente Médio e a Rússia continuam sendo os dois destinos com os maiores shares (mercados) das exportações de Mato Grosso, representando respectivamente 35% e 27%.

Para o superintendente da Acrimat, “Mato Grosso tem todas as condições de se consolidar um grande exportador de carne bovina para o mundo, pois tem qualidade e volume de produção, o que seus grandes concorrentes, como Argentina, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, não têm, pois cada um desses países vêm enfrentando diversos problemas, seja de seca ou restrição de oferta” .

Tags:

Fonte: Diário de Cuiabá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior