Ministros recebem reivindicações das cooperativas do sistema Aurora

Publicado em 21/09/2010 16:00
Os ministros Wagner Rossi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Márcio Pereira Zimmermann (Minas e Energia) mantiveram reunião na tarde desta segunda-feira com os presidentes de cooperativas filiadas à Coopercentral Aurora para discutir temas ligados às duas pastas. Os ministros acompanhavam viagem do candidato à vice-presidência da República, Michel Temer, à Santa Catarina. Enquanto Temer foi à Maravilha, os ministros permaneceram em Chapecó.

A primeira reivindicação da Coopercentral Aurora e suas filiadas – que representam 70.000 famílias rurais – é uma política de suprimento de milho para a região sul. A gigantesca cadeia produtiva de aves e suínos do sul do Brasil consome cerca de 15 milhões de toneladas para produzir as melhores proteínas animais que o Brasil e o mundo consomem. A previsão para 2011 é de escassez de milho em razão de vários fatores, como seca e redução de área cultivada.  Por essa razão, Lanznaster pediu a suspensão do programa PEP destinado a exportação de milho, porque tem reduzido os estoques e afetado negativamente a competitividade da avicultura, e a definição de prioridades para garantir a oferta desse grão nos Estados sulinos.

A segunda reivindicação é a construção da ferrovia Mato Grosso/Santa Catarina/Rio Grande do Sul. O presidente da Coopercentral Aurora expôs que há mais de 20 anos que o oeste catarinense reivindica uma ferrovia intraterritorial de ligação oeste-leste para escoamento da produção agroindustrial aos portos marítimos, em território catarinense. Agora, o Paraná oferece uma alternativa que pode ser viabilizada mais rapidamente: a construção de um ramal da Ferrovia do Oeste do Paraná (Ferroeste), que, após a construção de uma extensão de Cascavel (PR) até Maracaju (MS), ligará Santa Catarina ao Mato Grosso, passando pelo sudoeste e oeste paranaense.

O interesse catarinense nesse ramal é evidente: o estado importa 5 milhões de toneladas de grãos do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Os projetos são complementares: o ramal da Ferroeste permitirá importar insumos e matérias-primas e a ferrovia leste-oeste facilitará as exportações. Ambos os projetos permitirão conexão com portos catarinenses e paranaenses.

A indústria de carne de frango e suínos do oeste de SC é alimentada pelo milho e soja produzido no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste e sudoeste do Paraná. Estudos preliminares realizados pela Ferroeste e pela Secretaria de Infraestrutura de SC revelam que aproximadamente 5 milhões de toneladas são  transportadas por caminhões, o que aumenta os custos de produção.  O custo final é novamente onerado com o transporte das carnes em containeres frigorificados até o Porto de Itajaí.

Mário Lanznaster acredita que a combinação das duas novas obras ferroviárias reivindicadas possibilitará que os insumos e os produtos industrializados passem a ser transportados por trem, barateando os custos e aumentando a renda dos produtores.

Força para a pecuária

O ministro Wagner Rossi, da Agricultura, quer criar condições adequadas para o financiamento da pecuária brasileira. “Essa deve ser a prioridade do plano agrícola 2011/2012”, prevê. Em encontro com dirigentes cooperativistas na sede da Coopercentral Aurora, em Chapecó, coordenado pelo presidente Mário Lanznaster, Rossi disse que é necessário linhas de financiamentos para a expansão da pecuária intensiva, como a criação de suínos, de bovinos e de aves. As facilidades que o programa de crédito rural oferecem para a área de grãos não existem para o segmento pecuário.

Para o ministro, isso é incompatível com a condição de maior exportador de carnes de boi e de frango. Observou que o Brasil só não é, também, grande exportador de carne suína porque os mercados criaram barreiras e obstáculos.

Rossi pediu a adesão dos cooperativistas ao programa de armazenagem criado pelo Ministério, com disponibilidades de R$ 2 bilhões de reais para aumentar a capacidade de estocagem do setor privado. Informou que o setor público – incluída a Conab e os governos estaduais – dispõem de apenas 2,5% da armazenagem nacional.

Os presidentes de cooperativas manifestaram preocupação com o mercado do milho, essencial para o funcionamento do parque agroindustrial. O ministro informou que a Conab impedirá a escassez ou encarecimento especulativo do milho no mercado, fazendo intervenções corretivas, pois tem 7 milhões de toneladas em estoque. 

Rossi atribuiu a ambientalistas instalados no governo as tentativas de criação de reservas florestais, quilombolas, parques nacionais e áreas indígenas. Destacou que “o presidente Lula é um homem extremamente sensato e tem sensibilidade para os problemas das classes produtoras”. Também elogiou o trabalho do deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP) como relator do código ambiental brasileiro em discussão no Congresso Nacional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MB Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário