Argentina compra mais carne, inclusive do Brasil

Publicado em 23/09/2010 07:51
Os problemas vividos pelos argentinos há dois anos na pecuária começam a refletir nas exportações do país.

Dados divulgados ontem pela Senasa mostram que as exportações de carne fresca recuaram para 100,4 mil toneladas de janeiro a agosto deste ano, 54% menos do que as 219,4 mil de igual período do ano passado.

A forte seca vivida pelo país e uma política de contenção de preços artificialmente promovida pelo governo reduziram o rebanho dos argentinos, levando à situação atual.

A situação é tão grave que os argentinos, líderes mundiais na exportação de carne bovina no passado, passaram a acelerar as importações neste ano.

A fonte principal dos argentinos para abastecer o mercado interno tem sido o Uruguai, mas até o Brasil elevou a oferta de alguns derivados de carne para o país vizinho. Em alguns casos, com aumento de até 140%.

As importações argentinas de carne fresca do Uruguai já somam 1.156 toneladas neste ano. Trata-se de volume pequeno, mas que mostra crescimento de 83% em relação às de igual período de 2009.

A Argentina perde espaço também nas exportações mundiais de leite e derivados. As vendas externas do país somaram 89 mil toneladas entre janeiro e agosto, 27% menos do que as de igual período de 2009.

Sem renda, os produtores de leite reduziram o rebanho de vacas leiteiras, e o país vive, atualmente, uma grande concentração na produção.

A Argentina perdeu espaço também nas exportações de queijos. O volume recuou para 26,2 mil toneladas até agosto, 19% menos do que em igual período anterior.

A situação só não foi pior porque o mercado brasileiro continuou aquecido para as exportações argentinas.

Os brasileiros já compraram 6.082 toneladas de queijo do vizinho até agosto, 29% mais do que em igual período do ano passado.

Tags:

Fonte: Folha de São Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior