Preço médio da carne exportada para a União Europeia tem queda nos últimos meses

Publicado em 24/09/2010 08:44
Para analista, baixa atrapalha preço do gado pago pelos frigoríficos.
Dados analisados pela Scot Consultoria, com base em números divulgados pelo Ministério da Indústria e Comércio, mostram que o preço médio da carne bovina in-natura exportada para a União Europeia caiu nos últimos meses. Na comparação com os dois últimos anos, o preço atual está abaixo da média quando convertido para Real.
 
A queda no preço da carne exportada nos últimos meses atrapalha um maior pagamento pelo boi gordo cadastrado na Lista Trace, que são animais aptos a ser exportados para o bloco europeu.
 
A analista da Scot Consultoria, Maria Gabriela Tonini, ressalta que, com isso, o frigorífico não consegue pagar mais pelo animal.
 
– Isso acaba interferindo na possibilidade do frigorífico pagar mais por esse gado que vai ser exportado para a União Europeia. Essa relação do frigorífico e o interesse em exportar para a União Europeia tem relação direta com o pagamento pelo boi gordo, porque ele tem um pagamento diferenciado em relação ao comum – explica.
 
No mês de agosto, o valor se manteve estável. Mas, de acordo com a especialista, a manutenção dos preços vai depender da demanda do bloco europeu.

Tags:

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior