Carne: Índia assume terceiro lugar na exportação

Publicado em 29/09/2010 09:02
A Índia já é o terceiro maior país exportador de carne do mundo. Em 2009, foram 700 mil toneladas, atrás do Brasil e dos Estados Unidos, com 1,2 milhão de toneladas e 848 mil toneladas, respectivamente. O detalhe é que o país asiático - onde a vaca é sagrada para os religiosos - exporta carne de búfalo. As vendas têm aumentado nos últimos anos e continuará a avançar, de acordo com Rashid Kadimi, diretor-presidente do Allana Group e da All India Meat and Livestock Exporters Association.

Para este ano, a previsão é de que os indianos exportem um volume 50 mil toneladas maior. "Nos próximos dois anos, o crescimento não será grande, mas para 2020 esperamos avançar para 2 milhões de toneladas", afirmou Kadimi, que participou ontem do 18º Congresso Mundial da Carne, em Buenos Aires.

Os principais mercados para a carne de búfalo indiana são o norte da África, Oriente Médio e Ásia, segundo ele. De acordo com Kadimi, a Índia tem ampliado as negociações com países islâmicos por conta do abate halal, que respeita os preceitos religiosos muçulmanos. A expectativa é de aumento da demanda em regiões como Egito, Argélia e Arábia Saudita, disse ele.

A exportação de carne de búfalo, que começou há cerca de 40 anos, é um negócio importante para a economia indiana e movimenta US$ 2 bilhões por ano. No ano passado, a produção totalizou 2,9 milhões de toneladas. De acordo com o CEO da Allana Group, a partir do búfalo abatido para exportação, é feita também a produção de couro, que também pode ser vendido ao exterior.

Também há produção de carne bovina na India, mas a exportação do produto é proibida pelo governo federal. Dos 28 Estados do país, apenas três têm produção. "É permitida a produção de carne para consumo local", explicou. No país, o consumo de carne é de apenas 1,8 quilo per capita por ano.

Tags:

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior