Carnes sobem 5% e pressionam inflação oficial em setembro

Publicado em 07/10/2010 15:09

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,45% em setembro, com alta significativa ante a taxa de agosto (0,04%) puxado principalmente pela alta dos preços em alimentos com destaque para a carne, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (6). O indicador é utilizado nas metas oficiais de inflação do governo brasileiro.

"O item carnes, com variação de 5,09%, ficou com a maior contribuição individual do mês, 0,11 ponto percentual. Dentre os demais produtos que mostraram aumento de preços no mês, estão, por exemplo, o açúcar cristal (5,66%), o óleo de soja (5,47%), as frutas (3,98%), a farinha de trigo (3,61%) e o frango (3,11%)", afirmou o instituto em nota. Na outra ponta, cebola (-24,55%), batata inglesa (-9,92%) e tomate (-4,53%) tiveram reduções de preço.

"É uma inflação causada por questões climáticas com repercussão no mercado interno brasileiro", disse a jornalistas a economista do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.

"O problema da Rússia e da commodities já vinha ocorrendo e chegou ao consumidor em setembro", acrescentou ela ao se referir à quebra na safra de trigo na Rússia, um dos maiores produtores mundiais do grão.

Os preços do grupo alimentação e bebidas subiram 1,08% em setembro, contribuindo com 0,24 ponto percentual para o IPCA do mês.

A inflação está acima do verificado no ano passado em todas as comparações. No acumulado do ano, o IPCA apresenta alta de 3,6%, ante 3,21% no mesmo período de 2009. Considerando os últimos 12 meses, o índice marca 4,70%, acima dos 12 meses imediatamente anteriores (4,49%). Em setembro do ano passado, o índice havia sido de 0,24%.

Segundo cálculos de economistas, a média dos três núcleos do IPCA teve aumento de 0,40% em setembro, ante 0,21% em agosto. Outros grupos que contribuíram para a aceleração da inflação foi Habitação, com aumento de 0,40% em setembro ante 0,23% em agosto, e Vestuário, com alta de 0,45% ante 0,17% antes.

Tags:

Fonte: Terra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior