Valorização intensa e câmbio derrubam venda de carne de MT para o exterior

Publicado em 19/10/2010 07:58
A demanda internacional pela carne bovina brasileira recuou no mês de setembro. Um dos motivos principais para o fato é a valorização intensa juntamente com a queda livre do câmbio. Com isso, o volume embarcado para o exterior apresentou um desempenho razoável na comparação com os meses de agosto e julho.

De acordo com informações do boletim semanal do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), os sinais de que o mercado atingiu seu limite de preço vem principalmente dos maiores compradores do produto estadual. A venda de carne para a Rússia, por exemplo, registrou queda de 42% e o Oriente Médio recuo de 24% no volume em setembro comparado com agosto.

Apesar dos números ruins, o valor gerado neste terceiro trimestre deste ano atingiu os US$ 202,69 milhões, sendo o maior valor nominal na relação com os últimos quatro anos, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior