Em 2011, Brasil responderá por mais de um quarto das exportações mundiais de carnes

Publicado em 22/10/2010 11:11
As primeiras previsões do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sobre a produção e o comércio mundiais de carnes em 2011 indicam que embora detenha não mais que 10% da produção mundial, no ano que vem o Brasil poderá responder por 26,3% do comércio internacional das carnes bovina, suína e de frango. Em relação aos resultados preliminares de 2010, essa participação significa um ganho de mercado de 2,3% para o Brasil e perda de 0,8% para os demais exportadores.

A maior parcela das exportações de carnes do Brasil continua sendo representada pela carne de frango – 15,4% de todas as carnes negociadas internacionalmente, o que mantém o País na liderança mundial do setor. Na previsão do USDA, o produto brasileiro deve responder por 38,5% das exportações mundiais de carne de frango. Mas como, nas estimativas para 2011, foram adotados números que tendem a ser superados já em 2010, o índice de participação do Brasil pode ser maior.

O volume apontado para a carne bovina brasileira corresponde a quase 25% de todo o comércio do produto e por pouco mais de 8% de todas as carnes comercializadas no mundo. Também mantém o Brasil na liderança das exportações de carne bovina. Já a carne suína fica com 10,5% do comércio específico do produto e com 2,9% do volume global das três carnes.

Registre-se, como curiosidade, que os 73,7% dos demais exportadores estão distribuídos quase igualmente entre as três carnes, ou seja, cerca de um terço para cada uma delas. Nas exportações brasileiras a distribuição é de, aproximadamente, 31% de carne bovina, 11% de carne suína e 58% de carne de frango.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior