Carnes: Expansão do rebanho bovino em 2009 reflete recuperação do setor

Publicado em 24/11/2010 12:07
O crescimento de 1,5% no rebanho bovino brasileiro em 2009  já era esperado pelo setor. Na avaliação do superintendente da Associação  dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vaccari, depois de uma "intensa crise" de 2005 a 2007, a pecuária brasileira vem dando sinais de
recuperação.
Naquele período, os pecuaristas enfrentaram perdas em função de fatores  climáticos, de câmbio, além de focos de febre aftosa, que fez com que países importadores e mesmo o mercado interno impusessem restrições aos seus produtos, gerando grandes prejuízos.
"Esse resultado já era esperado porque a pecuária vem dando sinais de  recuperação diante da crise bastante intensa que vivenciamos nos anos de 2005, 2006 e 2007. A retomada do crescimento da pecuária e das exportações  brasileiras contribuíram para que os pecuaristas voltassem a fazer
investimentos, principalmente em melhoramento genético e na recuperação da  estrutura das propriedades", afirmou.
Segundo ele, o estado de Mato Grosso se mantém na liderança do rebanho de bovinos no país porque acompanha a tendência nacional de recuperação, com  ampliação dos investimentos. "O resultado disso aparece nas exportações. O  estado também é o segundo maior exportador de carne bovina, perdendo apenas  para São Paulo", acrescentou.
De acordo com Vaccari, a queda de 9,9% nas exportações constatada pelo  levantamento já foi revertida em 2010. Ele explicou que o resultado reflete as  perdas em função da crise financeira internacional, a partir do fim de 2008.
Segundo o superintendente da Acrimat, no entanto, levantamentos recentes apontam que as exportações já retomaram os níveis anteriores à crise.
"O ano de 2009 foi mesmo de redução drástica das exportações. Era uma crise de crédito e não de demanda, então os compradores queriam a carne  brasileira, mas não tinham como pagar. Já em 2010, os levantamentos que temos  apontam que houve retomada dos níveis de exportação, que voltaram ao patamar  anterior à crise", afirmou.
Dados da Associação dos Criadores de Mato Grosso, com base em  informações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e  Comércio Exterior (MDIC) revelam que em 2010, o volume exportado da carne  bovina já é 8,9% maior que o volume do mesmo período do ano passado. Além  disso, enquanto o faturamento da atividade entre janeiro e outubro de 2009 somou US$ 2,45 bilhões, no mesmo período de 2010 o valor já chegou a US$ 3,3  bilhões, o que representa um crescimento de 34,6%.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário