VBP de carne de frango e ovo supera os R$30 bilhões em 2010

Publicado em 24/12/2010 08:25 417 exibições

 Tomando como base as projeções de produção mais recentes da Conab e os preços médios alcançados pelo frango abatido e pelo ovo no atacado da cidade de São Paulo, principal praça de comercialização do País, o Valor Bruto da Produção (VBP) da carne de frango e do ovo aumentará 9% em 2010, ficando em RS$31,4 bilhões.

Mas a única contribuição para esse aumento virá da carne de frango, cujo VBP deve sofrer incremento superior a 10%. Não, porém, devido ao preço, que tende a ser quase 1% menor que a média alcançada em 2009 e, sim, por conta do volume produzido, que deve aumentar algo em torno dos 11%.
Já para o ovo a redução deve alcançar o volume (é previsão da Conab), o preço médio e, portanto, o próprio VBP. Como na produção é prevista redução de 4% e o preço médio do ano se encontra quase 2% abaixo da média de 2009, o VBP do ovo deve recuar quase 6% neste ano.

A propósito dessas projeções, alguém poderia questionar porque elas tomam como base os preços no atacado e não ao nível do produtor. Isto cabe bem ao ovo, cuja produção é totalmente independente, mas não ao frango, na sua maioria (provavelmente mais de 85%) produzido por empresas integradas e remunerado por cabeça criada. Ou seja: o preço da ave viva no interior paulista, embora uma referência nacional, não se aplica ao cálculo do VBP.

Quanto ao ovo, é fácil calcular seu VBP na granja: basta deduzir do preço médio da caixa a importância de R$6,50 – é a diferença que tem vigorado, imutável, do produtor para o atacado no decorrer do tempo. Assim, exceto ligeira redução no Valor Bruto da Produção de Ovos, todos os índices de variação permanecem os mesmos.

Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário