VBP de carne de frango e ovo supera os R$30 bilhões em 2010

Publicado em 24/12/2010 08:25

 Tomando como base as projeções de produção mais recentes da Conab e os preços médios alcançados pelo frango abatido e pelo ovo no atacado da cidade de São Paulo, principal praça de comercialização do País, o Valor Bruto da Produção (VBP) da carne de frango e do ovo aumentará 9% em 2010, ficando em RS$31,4 bilhões.

Mas a única contribuição para esse aumento virá da carne de frango, cujo VBP deve sofrer incremento superior a 10%. Não, porém, devido ao preço, que tende a ser quase 1% menor que a média alcançada em 2009 e, sim, por conta do volume produzido, que deve aumentar algo em torno dos 11%.
Já para o ovo a redução deve alcançar o volume (é previsão da Conab), o preço médio e, portanto, o próprio VBP. Como na produção é prevista redução de 4% e o preço médio do ano se encontra quase 2% abaixo da média de 2009, o VBP do ovo deve recuar quase 6% neste ano.

A propósito dessas projeções, alguém poderia questionar porque elas tomam como base os preços no atacado e não ao nível do produtor. Isto cabe bem ao ovo, cuja produção é totalmente independente, mas não ao frango, na sua maioria (provavelmente mais de 85%) produzido por empresas integradas e remunerado por cabeça criada. Ou seja: o preço da ave viva no interior paulista, embora uma referência nacional, não se aplica ao cálculo do VBP.

Quanto ao ovo, é fácil calcular seu VBP na granja: basta deduzir do preço médio da caixa a importância de R$6,50 – é a diferença que tem vigorado, imutável, do produtor para o atacado no decorrer do tempo. Assim, exceto ligeira redução no Valor Bruto da Produção de Ovos, todos os índices de variação permanecem os mesmos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário