Minas Gerais possui o maior número de propriedades aptas a exportar carne do país

Publicado em 10/01/2011 15:56
São 566 estabelecimentos rurais rigorosamente rastreados, autorizados a fornecer animais para frigoríficos exportadores.
Minas Gerais lidera a lista de propriedades que exportam para a União Europeia (UE) desde 2008, sendo o Estado que possui o maior número de propriedades aptas a exportar carne no país. São 566 estabelecimentos rurais rigorosamente rastreados, autorizados a fornecer animais para frigoríficos exportadores. Esse número representa 26% das 2.210 propriedades em todo o Brasil. Em segundo lugar está Goiás com 23%, e em terceiro Mato Grosso, com 20%.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou em 2010 auditorias em 310 propriedades cadastradas no Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). Desse número, 255 propriedades foram consideradas aptas para a exportação à União Europeia.

O IMA conta com 24 equipes formadas por 48 profissionais devidamente treinados para realizar as auditorias nas fazendas. Essas equipes realizaram as 310 auditorias nas propriedades do Sisbov e mais 855 vistorias em propriedades que exportam para países menos exigentes, pois não têm a rastreabilidade como quesito obrigatório, totalizando 1.165 propriedades aptas à exportação incluindo para UE e outros países fora do continente europeu.

Sisbov

O Sisbov é um Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos e tem com objetivo controlar o processo produtivo dentro das propriedades rurais de bovídeos. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos (Mapa) é o responsável pela coordenação nacional do sistema, e o IMA pela coordenação estadual do serviço.

A adesão ao Sisbov é voluntária, mas para alguns mercados, principalmente o da União Europeia, a rastreabilidade é obrigatória. O produtor interessado em ter sua propriedade auditada pelo IMA deve solicitar o cadastramento a uma empresa certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura.

Tags:

Fonte: Agência Minas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior