Produção de carne argentina tem queda de 22,6% em novembro

Publicado em 17/01/2011 06:26
A produção de carne bovina da Argentina apresentou queda de 22,6% entre janeiro a novembro de 2010, para 2,41 milhões de toneladas, conforme dados da Câmara de Indústria e Comércio de Carnes e Derivados (Ciccra). O recuo pode ser atribuído à menor oferta de gado, cujo abate teve redução de 26,2%, para 10,9 milhões de cabeças no período de comparação, de acordo com relatório da Ciccra.

A produção de carnes na Argentina deverá recuar para 2,55 milhões de toneladas este ano, segundo previsão do Serviço Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA. Se confirmado, o resultado será inferior aos 2,6 milhões de toneladas previstos para 2010 e o pior resultado desde 2002. As exportações do produto, por sua vez, devem ficar inalteradas em 300 mil toneladas, disse o órgão.

A Ciccra detalhou que, do total de bovinos abatidos nos primeiros 11 meses de 2010, 43,7% foram fêmeas (matrizes responsáveis pela manutenção e aumento do rebanho). O retrocesso da oferta está relacionado à migração da pecuária para a agricultura, em virtude das fortes restrições oficiais ao comércio de gado em 2009. Sem estímulo para a atividade, os pecuaristas preferiram liquidar os rebanhos. Em 2009, a proporção de fêmeas sobre o total do abate chegou a 50%.

A partir de 2010, no entanto, os produtores decidiram recompor a criação de gado e começaram a reter os animais para reprodução, o que contribuiu para reforçar a redução da oferta, elevando os preços do gado em pé. "Se o governo não adotar novas decisões que neutralizem os sinais que os preços estão enviando e se não ocorrer eventos climáticos adversos seguramente poderemos observar, a partir dos próximos anos, um aumento gradual do rebanho e uma nova recuperação do abate bovino a partir de 2013/14", informa o relatório da Ciccra.

De janeiro a novembro do ano passado, a média de consumo por habitante na Argentina também baixou de 68,5 quilos para 57,2 quilos, comparado com igual período do ano anterior. As exportações recuaram 53,6% no mesmo período de comparação, alcançando 483.918 toneladas, com receita cambial de US$ 2,322 bilhões.

As políticas de retenção à exportação pelo governo argentino a partir de 2006 e a forte seca em 2008, que teve "um efeito devastador" sobre o rebanho , explicam em parte esse cenário. De acordo com Héctor Salamanco, diretor-executivo do Consórcio de Exportadores de Carnes Argentinas, a quebra do Lehmanb Brothers, que afetou economias ao redor do mundo, também teve um forte impacto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário