Brasil na liderança do mercado de carne

Publicado em 14/02/2011 16:46
O Brasil pode se tornar o maior fornecedor de carne bovina para o mundo devido ao aumento da demanda mundial pelo produto. A previsão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) é de crescimento de 2,1% no comércio mundial de carne bovina, com destaque para a projeção de aumento de 8,1% nas vendas externas brasileiras.

Estimativas do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) indicam que, neste ano, o Brasil deve registrar embarques de aproximadamente dois milhões de toneladas em equivalente carcaça.

Com mais de 200 milhões de cabeças, o país garante a produção de quase 10 milhões de toneladas de carne por ano, destinadas principalmente a Rússia, União Européia e Irã.

“O Brasil já é o maior exportador mundial de carne. E só fica atrás na produção para os Estados Unidos. Como vivemos um momento favorável, com a melhoria nos preços pagos ao produtor, temos grandes condições de aumentar a produção e abastecer o mercado mundial”, enfatiza Neuzedino Assis, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES).

Segundo Neuzedino, o Brasil possui clima tropical com luminosidade durante todos os dias do ano e temperatura média elevada, o que contribui para o aumento da produção de alimento para o rebanho, consequentemente. “Além do clima favorável, o volume de chuvas é bom durante o ano e contamos com o empreendedorismo do brasileiro, que está sempre em busca de novas tecnologias e investindo em formação de pastagens de qualidade e boa genética para o rebanho”, comenta.

Tags:

Fonte: Faes

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior