Carne bovina perde espaço na Argentina

Publicado em 23/02/2011 09:05
As disputas entre o governo da presidente Cristina Kirchner e de seu antecessor Nestor Kirchner, morto em outubro passado, com o setor agropecuário afetaram a produção, o consumo e a exportação de carne bovina da Argentina.

Dados da Câmara da Indústria da Carne da Republica Argentina (CICCRA), baseados em números oficiais, mostraram que as exportações argentinas caíram 52,7% em 2010 sobre 2009, somando 302.034 toneladas. A produção caiu 20,7% na mesma comparação, para 2,68 milhões de toneladas. O consumo interno de carne bovina caiu 13,2%, ficando em 2,38 milhões de toneladas. Foi a maior baixa dos últimos oito anos.

Assessores do Escritório Nacional de Controle Comercial Agropecuário (ONCCA, na sigla em espanhol) confirmaram os números que mostram que o produto símbolo do cardápio dos argentinos perde espaço para outras carnes. Em 2010, o consumo per capita na Argentina foi de 55 quilos de carne bovina. No ano anterior, havia sido de 72 quilos por habitante.

Para assessores do governo, os argentinos estão aprendendo a "diversificar" o cardápio. De acordo com o ONCCA, o consumo de suínos e de aves subiu em substituição à carne bovina. No caso da carne suína, por exemplo, o consumo per capita saiu de 8,5 quilos em 2009 para 9,2 quilos ano passado.

Em diversas ocasiões, Cristina Kirchner já defendeu o consumo de frango, peixe e de suíno. Num comício, no ano passado, ela causou polêmica ao afirmar que a carne de porco "melhora a atividade sexual".

Para o presidente da CICCRA, Miguel Schiaritti, a "responsabilidade" pelo novo quadro de consumo e da queda das exportações é do governo. "Estamos enfrentando pelo menos quatro anos de políticas contrárias ao setor pecuário", disse. "Durante mais de quarenta meses, as vacas, que são a matriz dessa produção, foram usadas para o consumo porque muitos deixaram o setor. Perdemos 10 milhões de cabeças de gado, nos últimos anos, e essa produção não foi renovada", afirmou.

Segundo Schiaritti, esta é "a pior crise" do setor pecuário "dos últimos cinquenta anos". O dirigente afirma que 25 frigoríficos fecharam nesse período.

A redução no consumo, reconheceu, deve-se também à disparada no preço da carne bovina, o que ele atribuiu à queda no estoque nacional do produto. "Nos últimos quinze meses, o consumidor passou a pagar preço 110% mais alto para a carne nos supermercados", disse.

A Argentina trava uma batalha interna para saber qual é a sua real inflação dos últimos tempos. O Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (INDEC, equivalente ao IBGE) afirma que a alta de preços foi de cerca de 10% no ano passado. Mas consultorias privadas apontam "maquiagem" nos dados e indicam que a inflação teria sido entre 20% e 26%. Na prática, a Argentina, que no século passado, foi líder mundial de produção e exportação de carne bovina, já foi superada pelo Uruguai no ranking do setor. Também já começa a enfrentar a concorrência mais forte do Paraguai, que tem ampliado sua atuação em carne bovina.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário