Em abril, receita cambial das carnes teve aumento anual de 20%

Publicado em 03/05/2011 09:25
Dados da SECEX/MDIC mostrando os resultados da exportação de carnes apontam que a receita cambial do setor em abril superou novamente a casa do bilhão de dólares (ficou em US$1,046 bi), aumentando praticamente 20% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em relação ao mês anterior, março de 2011, a receita cambial retrocedeu 4,89%. Mas isso apenas em valores nominais, pois considerando-se o mês mais curto (19 dias úteis, contra 21 dias úteis de março), em valores reais a receita cambial do último mês foi pelo menos 5% superior.

Na mesma linha de raciocínio, até a redução no volume exportado – de 6,66% em relação ao mês anterior e de 0,39% sobre abril de 2010 – pode ser considerada natural, pois abril de 2011 teve um dia útil a menos que o mesmo mês do ano anterior. Supõe-se, assim, que teve menos embarques, situação agravada pelo feriadão da Semana Santa.

Só não foram registrados resultados negativos nos preços médios, ainda em franca evolução. Aqui, a menor variação anual é da carne suína, com incremento de 9,83%. E a maior é da carne bovina, com aumento de 32,61%. A carne de frango alcança variação anual de 22,85%.

A carne de frango é, naturalmente, a que tem o menor preço médio (65% do preço médio da carne suína; 39% do da carne bovina). Ainda assim, é a que, liderando em termos de volume (72,3% do total) proporciona maior receita cambial (54,8% do total).

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso