Restrição russa a importações de carne não afeta Goiás

Publicado em 06/05/2011 08:20
A respeito das restrições temporárias às importações de carnes e produtos brasileiros por parte da Rússia, após inspeção de duas semanas realizada na última quinzena de abril em 29 processadoras de carnes bovina, suína, de frango e industrializados, o presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira, esclarece que os frigoríficos que estavam credenciados permanecem nesta condição e que não houve corte daqueles já habilitados. “O que houve foi um pedido do governo brasileiro para a habilitação de novas indústrias e estas foram auditadas pelos técnicos russos, mas não foram aprovadas. Apenas isto,” explica.

Representantes do Ministério da Agricultura viajam para a Rússia no próximo dia 15 para esclarecer os motivos da não habilitação já que, segundo o presidente da Agrodefesa, não houve, até o momento, uma explicação plausível por parte da Rússia para o embargo. Antenor Nogueira esclarece ainda que em Goiás não há motivos para preocupação, e a exemplo do que ocorre com frigoríficos de Goiânia, Mozarlândia e Mineiros, as exportações de carne de Goiás para a Rússia transcorrem dentro da normalidade.

Antenor Nogueira também acredita que o não credenciamento de novas indústrias brasileiras está mais relacionado a uma possível imposição de barreiras comerciais do que necessariamente à inspeção sanitária efetuada no Brasil. De acordo com o comunicado publicado no site do Serviço Federal de Fiscalização Veterinária e Fitossanitária da Rússia, 13 unidades continuam proibidas de vender àquele país e aos membros da União Aduaneira, e outras 8 unidades foram auditadas pela primeira vez e não foram habilitadas. Também foram propostas restrições temporárias a todos os locais inspecionados.

Tags:

Fonte: Goiás Agora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso