Carnes: entre janeiro e abril, só os embarques de frango aumentaram

Publicado em 19/05/2011 09:51
Dados relativos às exportações de carnes compilados pelo Ministério da Agricultura junto à SECEX/MDIC apontam que no primeiro quadrimestre de 2011 apenas um dos segmentos exportadores registrou aumento no volume embarcado: a avicultura. Ainda assim, apenas com a carne de frango, pois os embarques de carne de peru registraram forte recuo em relação ao mesmo período de 2010 (-21%).

Por sinal, as perdas do peru não se resumiram ao volume: atingiram também a receita cambial, que recuou 18%. E isso se deve não só ao menor volume embarcado, mas também à baixa evolução do preço médio do produto - +4,9% contra, por exemplo, aumento de 19% no preço médio da carne de frango.

De toda forma, só a carne de peru enfrentou retrocesso na receita cambial. A da carne suína subiu 7%, a da carne bovina perto de 15% e a da carne de frango (o melhor desempenho) quase 30%.
Em termos de preço médio, as quatro carnes registraram resultado positivo, o mais fraco da carne de peru. Opostamente, o melhor resultado foi obtido pela carne bovina (+30%), vindo a seguir a carne de frango (+19%) e, na sequência, a carne suína, com valorização de quase 12%.

Tudo computado, ainda que o volume embarcado tenha aumentado menos de 2%, a receita cambial foi cerca de 19% maior.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso