Embargo da Rússia à carne brasileira deve gerar prejuízo mensal de US$ 8 milhões às indústrias do PR

Publicado em 03/06/2011 15:02
Impacto será o mesmo ocorrido em 2005 com a febre aftosa, diz presidente da Abrafrigo.
O embargo imposto pelas autoridades sanitárias da Rússia à importação de produtos de frigoríficos brasileiros deve gerar um prejuízo mensal de US$ 8 milhões às indústrias de carnes de frango, suína e de aves do Paraná. A estimativa é do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Paraná (Sindicarne).

O presidente do Sindicarne e da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar, acredita que o impacto será o mesmo de quando o Brasil interrompeu as importações para a Rússia, em 2005, devido à febre aftosa. Segundo ele, o cálculo dos prejuízos é baseado no total exportado pelo Estado, nos três setores, em 2010, que foi de U$ 96 milhões.

– Temos que trabalhar agora com a expectativa de que o governo altere o prazo de entrada em vigor da medida de 15 de junho para, pelo menos, 30 de junho – afirma.

Durante essa fase, técnicos do governo devem ir à Rússia negociar e explicar melhor as condições sanitárias do país, que são boas, disse o presidente do Sindicarne. Ele avalia a decisão russa como política e não técnica.

– Nossas relações comerciais com os russos sempre foram tumultuadas – disse.

Salazar adiantou que deve participar, na próxima segunda, dia 6, em São Paulo, de uma reunião entre o governo e representantes do setor.

No Paraná, o setor que mais exporta carne para a Rússia é o suíno – 18,9 mil toneladas ao ano, 33,5%. Em segundo lugar vêm as exportações de bovinos, com 2,9 toneladas, 13,4%, e, por último, a de aves com 27,1 toneladas por ano, 2,7%.

Tags:

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior