Famato pede intervenção do governo para evitar embargo russo à carne de MT

Publicado em 07/06/2011 10:29
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) quer a intervenção do governo federal para evitar que 23 frigoríficos do Estado deixem de exportar carne para Rússia. O embargo, anunciado pelo governo daquele país, deve entrar em vigor a partir de 15 de junho, sob a justificativa de que o produto mato-grossense não atender os critérios sanitários estipulados.

O presidente da Federação, Rui Prado, declarou, ao Só Notícias/Agronotícias que deve enviar, até a próxima semana, documento ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) pedindo a intervenção. "É uma questão comercial, então, trata-se de diálogo entre os dois países", disse, em entrevista ao Só Notícias, ressaltando não existir "explicação contundente para o embargo, já que os frigoríficos atendem a todos os critérios".

Mato Grosso calcula prejuízo médio de US$ 20 milhões mensais com o embargo. Conforme Só Notícias informou, a restrição não é somente a Mato Grosso, mas também ao Paraná e ao Rio Grande do Sul, totalizando 89 plantas.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior