Produção de carne em MS leva vantagem sobre outros estados

Publicado em 09/06/2011 07:43
Mato Grosso do Sul é um estado emergente e sortudo. Perto do sistema portuário, a exportação de carne leva vantagem comparada a Mato Grosso e Pará, outros estados brasileiros em plena expansão pecuária.

“A qualidade da carne produzida aqui é reconhecida mundialmente pelos negociantes e apreciadores da carne. Estava na hora de Mato Grosso do Sul começar a se impor como formador de opinião e não apenas produtor”, exalta o ex-ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, um dos palestrantes do Congresso Internacional da Carne 2011, que começou hoje e vai até amanhã em Campo Grande.

Ele pediu atenção para os chamados temas do futuro: ampliação do consumo de alimentos e de matérias primas agrícolas. Para Pratini, assegurar a estabilidade alimentar é fundamental. “O Brasil é o maior exportador de alimentos, são U$ 85 bilhões de exportação e apenas U$ 11 bilhões de importação”, ressalta o ex-ministro.

Futuro

Contudo, o Brasil ainda enfrenta barreiras sanitárias que por alguns momentos já impediram a exportação para países da União Europeia. “Este protecionismo sanitário diminui cada vez mais, porque a própria Europa tem problemas sanitários. Minha sugestão é nos organizarmos para aproveitar esse aumento do potencial do mercado internacional”, argumenta Pratini.

O mercado de carne deve triplicar nos próximos 40 anos. Não por conta do natural aumento populacional, mas da melhora da renda do consumidor em países emergentes, como o Brasil.

Tags:

Fonte: Correio do Estado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso