Para FAO, produção mundial de carnes cresce apenas 1% em 2011

Publicado em 09/06/2011 08:56
O alto preço das rações, surtos de doenças e um estoque de animais relativamente baixo são fatores que – na interpretação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) – devem limitar a expansão da produção de carnes no decorrer de 2011. Assim, após um incremento superior a 2,6% no ano passado, o volume deste exercício deve aumentar pouco mais de 1%.

Como tem ocorrido com relativa frequência, o segmento “puxador” desse incremento serão as carnes avícolas, cuja produção mundial deve aumentar 2,3% e atingir a marca dos 100 milhões de toneladas. O menor índice de expansão (+0,2%) deve ocorrer na pecuária de corte bovina, o que – diz a FAO – se deve à retenção de matrizes para recomposição do plantel.

Uma forte demanda internacional - especialmente na Ásia, onde vários países convivem com restrita disponibilidade e, por isso, preços internos elevados – deve elevar em 2,4% o comércio mundial de carnes. Aqui, porém, o maior crescimento previsto é o da carne suína (+5%), vindo a seguir a carne bovina (+1,9%) e, na terceira posição, as carnes avícolas (+1,6%). Ainda assim, o produto continuará representando 44% do volume transacionado internacionalmente, contra 29% da carne bovina, 24% da carne suína e apenas 3% da carne ovina.

Os baixos níveis de expansão, tanto na produção quanto no comércio internacional, irão se traduzir, claro, por uma estagnação no consumo per capita - o que, segundo a FAO, se deve aos preços relativamente elevados registrados no varejo. Mas, sob esse aspecto, não há privilegiados: a estagnação alcança igualmente países ricos (ou desenvolvidos) e países pobres (em desenvolvimento), com expansão mínima (+0,5%) nos últimos.

Em relação aos preços internacionais a FAO comenta que vêm apresentando aumento constante desde janeiro de 2011, tendo registrado expansão de 5% no primeiro trimestre – situação sustentada sobretudo pela carne suína, cujos preços registraram expansão da ordem de 10%.
A forte demanda internacional combinada com limitada disponibilidade do produto deve garantir ainda maior firmeza de preços para os próximos meses.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário