Carnes: Brasil vai se submeter às exigências russas

Publicado em 10/06/2011 09:20
O ministro da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, informou que o Brasil vai se submeter às exigências russas para a conservação da carne destinada à exportação para aquele mercado. Rossi informou também que o Vice-Presidente Michel Temer enviou carta ao Primeiro-Ministro Vladimir Putin solicitando às autoridades russas rever a decisão de suspender a compra de carne brasileira a partir da próxima quarta-feira, 15.

O Ministro Wagner Rossi confirmou ainda que todos os frigoríficos brasileiros embargados pelas autoridades russas serão reavaliados por meio de apuradas auditorias, mas lembrou que é preciso tempo para que o Brasil se adapte a todas as exigências dos padrões veterinários russos. O ministro informou ainda que dentro de duas semanas uma missão oficial brasileira irá à Rússia para retomar as negociações e tentar reverter o embargo.

Se não forem atendidas as reivindicações brasileiras, 89 frigoríficos serão economicamente afetados pelas restrições do governo russo, impostas pelas autoridades sanitárias sob a alegação de que os padrões de conservação da carne brasileira não se adequam às exigências russas para consumo humano.

Há três semanas, Michel Temer chefiou a delegação brasileira que esteve em Moscou, e conversou diretamente com Putin e com os principais ministros das áreas política e econômica. Baseados nos bons entendimentos mantidos por Temer com Putin, os empresários decidiram pedir a intercessão do vice-presidente na tentativa de evitar o embargo, que poderá causar prejuízos da ordem de 166 milhões de reais.

O Presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos, Francisco Turra, disse que a Rússia precisa conceder um prazo para que o Brasil se adapte às suas exigências de controle sanitário e veterinário. Para o empresário, o caso mais grave é o do setor de suínos, que tem cerca de 40% de suas exportações direcionadas ao mercado russo, embora a avicultura, em especial a carne de frango, também preocupe.

Tags:

Fonte: Diário da Rússia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior