Carnes terão aumento de 27% na produção até 2021

Publicado em 14/06/2011 11:52
A produção de carnes de frango, bovina e suína deve ter um aumento de 27% na próxima década. A estimativa consta do relatório “Brasil - Projeções do Agronegócio 2010/2011 a 2020/2021” do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Hoje, a produção é de 24,6 milhões de toneladas, que passará para 31,2 milhões toneladas, ou seja, um acréscimo de 6,6 milhões de toneladas de carne à produção atual.

A maior variação positiva caberá à carne de frango, que chegará a 30 % no período 2020/2021. O cálculo refere-se à elevação da produção atual de 12,1 milhões de toneladas para 15,7 milhões de toneladas.



Depois do frango, figura a carne bovina, com aumento de 24% da produção. O volume produzido saltará de 9,2 milhões de toneladas para 11,4 milhões de toneladas. A projeção indica também que a produção de carne suína passará de 3,4 milhões de toneladas para 4,1 milhões em 2021 – um crescimento de 20,6%.

“Além do aumento da produção, do mesmo modo que no consumo de grãos, nas carnes, também haverá forte pressão do mercado interno. Desse modo, embora o Brasil seja um grande exportador de vários desses produtos, o consumo interno será predominante no destino da produção”, comenta o coordenador geral de planejamento estratégico do Ministério da Agricultura, José Gasques.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Sr. João Olivi, noticias “embaladas em fundos”, de perplexidades, me leva a crer que : Thomas Malthus não morreu !, pelo menos no que se refere a projeções futuristas , com extrema probalididade de acerto , como a TEORIA NEOMALTHUSIANA !!. .... “ E VAMOS EM FRENTE ! ! ! “ ....

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO

    O Ministério da Agricultura perdeu a oportunidade de ficar quieto em relação a este assunto ou então deveria ter dito que "infelizmente" diante nas novas exigencias ambientais e diante das condições cambiais, dificilmente teremos algum incremento ou aumento na produção de carnes. Daqui a pouco os chineses pagarão tão caro pelos grãos que não daremos conta de produzir carnes para eles devido aos nossos custos de licenciamento ambiental e degislação trabalhista.

    0
  • Alessandro Mendonça Rio de Janeiro - RJ

    O valorizacao das commodities agricolas, em especial graos, continuará sendo uma realidade nos proximos 10 anos, reduzindo as areas de pastagens. Qual as premissas do estudo com relacao a area e a produtividade esperada da pecuaria no periodo estudado.

    Seria interessante saber tambem a expectativa do autor da nota.

    Antecipadamente obrigado.

    Alessandro Mendonca

    0